Home / Criar Sites / Como Criar uma Página na Internet

Como Criar uma Página na Internet

Como Criar uma Página na InternetAo contrário do que acontecia num passado recente, criar páginas na internet já não implica um conhecimento prévio de programação, código html  e web design do usuário. Pelo contrário, a criação e publicação de páginas na web está facilitada pela disponibilização de ferramentas contemporâneas que permitem publicar uma página com aspecto profissional em poucos minutos. Todavia, apesar destas ferramentas estarem disponíveis, é necessário saber como criar uma página na internet.

O QUE É E O QUE SIGNIFICA TER UMA PÁGINA NA INTERNET

Basicamente, uma página na internet (ou se quisermos, podemos também chamar de página web), é um documento susceptível de estar na internet, no mundo global online da “World Wide Web”. Esta página pode ser acedida através de um browser, como o Internet Explorer ou Mozilla Firefox, e ser vista num monitor normal ou mesmo num aparelho remoto, nomeadamente num telemóvel.

 As páginas web geralmente são formatadas em HTML ou XHTML, que é a linguagem ou código usado para criar as mesmas.

Por sua vez, um website resulta das páginas web, isto é, um website é a compilação de todas as páginas web e respectivo conteúdo.

AS ETAPAS BÁSICAS DA CRIAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE UMA PÁGINA/SITE NA INTERNET

Existem três etapas básicas para criar uma página web profissional, nomeadamente:

  • Escolha e aquisição de um domínio – Antes de começar a trabalhar num projecto online, o usuário tem de escolher um domínio para o mesmo. O domínio representa a morada do seu site, bem como o nome do mesmo. Neste campo, é essencial que o usuário escolha o domínio com base em palavras-chave que tenham alguma procura nos motores de busca, excepto se as páginas que pretende criar sejam exclusivamente referentes a um empresa ou negócio e somente de caracter informativo e com pouco conteúdo. Outro aspecto a ter em conta é a terminação do domínio. O usuário tem várias opções por onde escolher, mas procure adquirir primeiro uma das seguintes terminações de topo: .com, .net ou .org. Além destas, existem ainda as terminações nacionais como o .pt ou .com.br.
  • Compra de hospedagem/alojamento para o domínio – Um site profissional tem de ter alojamento/hospedagem para o mesmo. Deste modo, quando adquirir o seu domínio, adquira também alojamento para o site. Isto significa que você irá alojar as suas páginas web num determinado servidor, sem o qual o seu domínio, site e respectivo conteúdo não aparecerá na internet.
  • Selecção de um construtor/editor de sites para criar a página na internet – Muitos serviços de criação de páginas web/sites, além de oferecerem serviços de compra de domínios e alojamento, disponibilizam um construtor de sites que permite que o usuário crie o seu site e publique o mesmo na internet em pouco tempo.  Além disso, geralmente através do cPanel, permitem ainda que você instale um construtor de sites à sua escolha, o que facilita bastante o processo de criação se sites.

COMO AGLOMERAR AS ETAPAS BÁSICAS DA CRIAÇÃO DE UMA PÁGINA NA INTERNET NUM ÚNICO SERVIÇO

Existem serviços online que permitem conjugar todas as etapas supracitas num único pacote, o que do ponto de vista do usuário é ótimo, pois assim poupa muito tempo, além destes pacotes geralmente sairem bem mais baratos.

Um dos serviços que se destaca no mercado português e brasileiro é o Basekit, o qual, além de conjugar as etapas que referi, é uma ferramenta que permite criar sites de forma fácil e intuitiva por parte do usuário, mesmo sem qualquer conhecimento de código. Através desta ferramenta amiga do utilizador, o mesmo tem acesso a um sistema de “drag and drop”, isto é, que lhe confere a liberdade de arrastar e soltar o seu conteúdo onde quiser na sua página web, facultanto uma melhor organização do mesmo.  Além disso, poderá ainda escolher por entre mais de 100 templates, fazendo com que o seu site tenha aquela aparência profissional que o permitirá distinguir-se da concorrência.

Num mundo no qual a internet cada vez tem mais acessos, mesmo em países que no passado tinham ainda pouca expressão em termos de acesso e de pesquisa, a criação de uma página web/site é essencial para quem tem uma empresa, um serviço, um site informativo ou somente para quem aspira a ser encontrado.

About Sérgio

One comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top